terça-feira, 2 de novembro de 2010

CAMINHOS QUE LEVAM A INCLUSÃO

Muito se tem falado nos últimos tempos sobre inclusão, em tornar a educação mais democrática, em possibilitar o acesso a todos a uma educação boa e de qualidade, pouco se tem dito sobre as formas como se devem atingir tais objetivos.
 A idéia de uma educação inclusiva nasceu ao se pensar primeiramente em uma sociedade inclusiva.  É o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas gerais pessoas com necessidades especiais, e simultaneamente estas se preparam para assumir seus papeis na sociedade. O papel da família amigos e delas próprias foi fundamental para que esta idéia acontecesse. De acordo com Sassaki (1997, p. 09), "a sociedade inclusiva começou a ser construída a partir de algumas experiências de inserção social de pessoas com deficiência, ainda na década de oitenta".
A Educação Inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura da prática e das políticas vivenciadas nas escolas. De modo que estas respondam à diversidade dos alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e sua singularidade, tendo como objetivo o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.

MARICÉLIA SANTOS 

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